Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Newsletter

Wintering de katherine May

wintering-mar-maio.png

Este livro foi um sucesso durante o confinamento do ano passado e entendo perfeitamente porquê. Kaherine May propõe-se a escrever um livro de não ficção sobre um período de wintering na sua vida. A autora considera que todos nós passamos por "summers" (períodos mais felizes) e "winterings" (períodos menos felizes). May sugere que devemos aceitar os nossos winterings e vivê-los da melhor maneira que pudermos uma vez que é durante estes períodos que mais aprendemos sobre nós próprios:

Wintering is a season in the cold. It is a fallow period in life when you’re cut off from the world, feeling rejected, sidelined, blocked from progress, or cast into the role of an outsider.

Wintering é uma longa (e maravilhosa) reflexão sobre a forma como tentamos negar os nossos invernos quando, na verdade, são parte do ciclo natural da vida:

Misery is not an option. We must carry on looking jolly for the sake of the crown. While we may no longer see depression as a failure, we expect you to spin it into something meaningful pretty quick. And if you can't pull that off, then you'd better disappear from view for a while. You're dragging down the vibe.

Gostei muito da honestidade da autora ao admitir, no final do livro, que a ideia inicial era viajar pelo mundo a contar a forma como as diferentes culturas vivem os seus invernos mas que a vida se meteu no meio e o resultado final consta apenas com duas viagens. O livro não é pior por isso. Na verdade, acho que para as ideias de May acaba por fazer mais sentido assim.

Para todos os que sentem que estamos coletivamente a passar por um longuíssimo inverno recomendo muito este livro. Só tenho pena que ainda não tenha sido editado em Portugal.

4 comentários

Comentar post