Voar em Monteverde e o paraíso dos colibris
Voar em Monteverde
Se me tivessem dito que ia fazer onze linhas de ziplining sobre a floresta nebulosa de Monteverde à chuva, jamais teria acreditado. Mas, só tinha uma oportunidade para viver esta experiência (quem sabe se vou ter oportunidade de voltar à Costa Rica e a Monteverde...).
Honestamente, estava bastante ansiosa com a experiência, mas foi absolutamente incrível. Parece que estamos a voar sobre as árvores da floresta e, de certa forma, estamos mesmo. Estamos sobre a floresta, sentimos a chuva, ouvimos as aves. Foi inesquecível.
Eu à frente e uma das minhas companheiras de quarto de 70 anos (a Mo) atrás de mim.
Depois de nos acostumarmos com a posição em que temos de estar e de como parar (se bem que há sempre guias para nos ajudar), foi só aproveitar cada segundo.
Algumas ziplines tinham mais de 1 km de comprimento. Nas últimas duas íamos a “voar” em posição de spiderman (ou spiderwomen como brincou o guia) e a última era um túnel escuro longuíssimo em que, a certa altura vemos, literalmente, a luz ao fundo do túnel.
O paraíso dos colibris
Outra actividade que adorei em Monteverde foi o jardim dos colibris, uma pequena loja que tem vários bebedouros para colibris no jardim e onde podemos estar muito perto deles.
Sabem aquele ditado de que há portugueses em todo o lado? Pois, eu estava numa loja de "recuerdos" em Monteverde quando ouvi falar português. E assim, meti conversa com um grupo de portugueses que estavam há 8 dias na Costa Rica e só tinham apanhado chuva. No meu caso, estive 12 dias na Costa Rica e o único dia em que apanhei chuva foi mesmo o dia que passei em Monteverde. Supostamente, Novembro é o último mês de chuva na Costa Rica e de início da época seca, mas o tempo está a mudar em todo o lado e, no ano passado, Novembro foi um mês de chuvas fortes e inundações no país.