Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Viva, México de Alexandra Lucas Coelho

viva-méxico-mar-maio.png

Este livro é a descrição de uma viagem de três semanas da jornalista Alexandra Lucas Coelho pelo México. Nota-se que houve um grande trabalho de preparação para esta viagem. Ao longo das cidades por onde vai passando, há algum contexto histórico (e quão rica é a história do México) e entrevistas.

Gostei particularmente da primeira parte sobre a Cidade do México, da visita à casa de Frida e da conversa com Diego Rivera, o sobrinho-neto do outro com o mesmo nome. Mas o mais surpreendente é a parte sobre a cidade Juárez, na fronteira com os Estados Unidos. Uma cidade dominada pelo narcotráfico e pelas fábricas que produzem, com trabalhadores em condições miseráveis, para os Estados Unidos. É a cidade mais perigosa do mundo e parece inacreditável conhecer algumas das pessoas que lá vivem a vida de todos os dias.

Aprendi muito a ler este livro. Fui marcando passagens, pesquisando no google por cidades, templos, paisagens, acontecimentos.

O México dá vontade de chorar, um choro de séculos em que não percebemos porque choramos, se somos nós que choramos, se não seremos nós já eles. Nunca, em lugar algum, me pareceu que tudo coexiste, tempos e espaços, cimento e natureza, homens e animais (...) Certa vez, Frida Kahlo descreveu uma imagem a um amigo: «É de dia e de noite, e há um esqueleto (ou morte) que foge espavorido da minha vontade de viver.» Anos depois, pintou Viva la vida por cima de talhadas de melancia, e essa é a sua última palavra.

Fiquei cheia de vontade de visitar o México e de ler outros livros de Alexandra Lucas Coelho.

2 comentários

Comentar post