Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler, escrever e viver

Ler, escrever e viver

Victorian Psycho de Virginia Feito

Uma desilusão

victoryan-psycho-mar-maio.png

Eu não li o livro anterior da autora «Mrs. March» do qual li opiniões contraditórias, mas fiquei muito curiosa com o título e com a sinopse deste livro. Mal eu sabia no que me estava a meter...

Neste livro temos uma precetora, na altura vitoriana, que viaja para a casa de Mr. e Mrs. Pounds para educar os dois filhos do casal. Logo na primeira página do livro, sabemos como o mesmo vai acabar:

Estamos no início do outono, o frio começa a diminuir e, dentro de três meses, toda a gente nesta casa estará morta.

Percebemos, também, desde o início do livro que a personagem principal, a precetora, tem um certo grau de loucura e um passado sombrio que tenta ocultar dos outros ocupantes da casa. Desde logo pelos seus pensamentos violentos, pelas histórias macabras que conta às crianças antes de as adormecer e pelas respostas vagas em relação às crianças de quem cuidou anteriormente (desapareceram...).

Achei o livro curioso, mas exageradamente violento. Eu gosto de livros, filmes e séries de terror mas gostava muito de poder esquecer as últimas páginas deste livro. Não vejo necessidade nenhuma para uma violência tão gráfica (e que nunca mais acaba...). Não há aqui nenhum personagem de quem se consiga gostar, tirando as crianças (que, enfim, são crianças) e o cão (cujo final nunca ficamos a saber). Também não consegui gostar do humor negro da precetora que achei demasiado forçado. Enfim, não sei se vou ler mais livros desta autora. Mas se são pessoas impressionáveis (eu devia ter olhado com mais atenção para o sangue na capa do livro... não leiam este livro).