Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler, escrever e viver

Ler, escrever e viver

Viagem a São Miguel, Açores - parte 1

Ir aos Açores, nomeadamente a São Miguel, estava na minha lista de sítios a visitar há muito tempo, mas sempre achei que fosse demasiado complicado. Primeiro, toda a gente dizia que visitar a ilha de transportes era para esquecer (e é verdade), alugar carro fica caro e não me sentia confortável a conduzir num sítio que não conheço e que tem estradas mais rurais nalguns locais da ilha. Assim, a opção que nos pareceu mais fácil foi simplesmente arranjarmos um hotel mesmo no centro de Ponta Delgada para podermos conhecer a cidade a pé e marcarmos as excursões que nos interessavam pelo Get your guide. Há dezenas de excursões para todos os gostos. Não gosto de excursões de autocarro, por isso, escolhemos visitar os pontos da ilha que nos interessavam em pequenos grupos de 8 pessoas e, para mim, resultou muito bem.

Confirmo tudo aquilo que se diz sobre São Miguel, a ilha é absolutamente lindíssima, cheia de verde e azul e foi um privilégio poder conhecer um sítio tão bonito em Portugal.

Ponta Delgada

Gostei logo de Ponta Delgada. É uma cidade pequenina, mas bonita e estava decorada para a festa branca, o que tornava as ruas ainda mais bonitas.

Design sem nome (1).png

Se é uma cidade perfeita? Não é. Há vários sem abrigo mesmo no centro de Ponta Delgada que são muito insistentes a pedir dinheiro. Foi-nos explicado que tinham refeições e habitações disponíveis, mas que estas tinham regras, como não poder levar álcool ou drogas, o que faz com que alguns acabem a viver nas ruas. É chato e é triste, mas foi mesmo o único ponto negativo da cidade.

Como chegámos muito cedo no primeiro dia decidimos espreitar o Jardim Botânico António Borges, que é gratuito. Confesso que não esperava muito, mas fiquei bastante surpreendida. O jardim está muito bem cuidado, cheio de árvores e flores bonitas, lagos e animais, como galinhas, perdizes e patos e tem algumas grutas e pontes, que me fizeram lembrar um bocadinho a Quinta da Regaleira, em Sintra.

IMG_1531.jpeg

Depois, quisemos ir espreitar a Igreja Matriz de São Sebastião, que fica mesmo no centro da cidade e é lindíssima. Como era domingo e estava a decorrer a missa, o senhor que estava à porta da igreja estava relutante em deixar-nos entrar, mas lá acabou por ceder quando dissemos que só queríamos mesmo espreitar. Assim que entrámos, a igreja estava cheia e o padre começou por dizer que não podia deixar de falar na heresia que tinha sido a presença das drag queen na abertura dos Jogos Olímpicos em Paris e que os católicos têm o dever de evitar o que estas pessoas estão a tentar fazer à sociedade. (Efeitos secundários de assistir à missa podem incluir níveis elevados de irritação. Para mais informações consulte o seu médico ou farmacêutico). Enfim, saímos e depois voltámos noutro dia para ver melhor o interior que é, de facto, muito bonito.

IMG_1762.jpeg

mar-maio-açores

Continuámos a explorar a cidade e descobrimos esta microbiblioteca, onde se pode deixar e requisitar livros. A maioria estavam em inglês.

Design sem nome (2).png

Além da microbiblioteca, descobrimos uma livraria da Leya, que tinha um livreiro muito simpático que conhecia um dos meus escritores portugueses preferidos, o Joel Neto que vive na ilha Terceira, onde abriu recentemente uma livraria e café em Angra do Heroísmo. Depois, explorámos também a Letras Lavadas, uma livraria incrível, com muitos livros, desde novidades a livros mais antigos e que tem até edições próprias (só tive pena de não ter muito espaço na mala para trazer uns livrinhos...) 

IMG_1756.jpeg

Nos nossos passeios pela cidade ainda descobrimos aquele que se tornou o meu local preferido na cidade, a piscina natural das Portas do Mar, que é uma piscina oceânica que vos permite nadar directamente no oceano. E adivinhem? Além de estarem abertas o ano inteiro e serem vigiadas, a entrada é gratuita. Só pagam pela utilização dos chuveiros (de água quente!) e dos balneários e custa apenas 1,50 euros por pessoa. Há duas piscinas, uma mais pequena onde se tem pé e outra, maior, que foi a que gostei mais, onde podem nadar à vontade porque o mar é bem calminho. É incrível e não podia recomendar mais a experiência. Só têm de ter muito cuidado a descer os degraus das piscinas porque são bem escorregadios. 

IMG_1836.jpeg

Eu sei que quem visita São Miguel não vai propriamente para conhecer Ponta Delgada mas sim o resto da ilha, mas eu gostei tanto, mas tanto desta cidadezinha que não podia deixar de lhe dedicar um post. No próximo sim, vamos viajar pelo resto da ilha de São Miguel.

IMG_1841.jpeg

1 comentário

Comentar post