Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

MAR DE MAIO

Uma visita aos alpacas do Monte Frio

15.09.20

alpacas-monte-frio-mar-maio.png

É numa pequena quinta na povoação de nariz, a cerca de 15 minutos do centro de Aveiro, que fica a quinta dos alpacas. Chama-se Monte frio e é a concretização do sonho da Lisa que, em 2009, se mudou para Portugal à procura de um estilo de vida mais simples e mais ecológico.

Além da produção de lã, Lisa também se dedica a dar a conhecer os seus alpacas aos portugueses e turistas que vão até à quinta do Monte Frio. Foi isso que fui fazer a Aveiro numa tarde quente de Setembro. O contacto desta inglesa com Portugal começou quando ainda vivia em Londres e recebia estudantes portugueses de Erasmus na sua casa. Ao longo dos últimos doze anos a viver em Portugal, Lisa foi aprendendo português com os visitantes portugueses que vai recebendo.

Inicialmente, comprou 12 alpacas e uma quinta no centro de Portugal onde começou a produzir lã de alpaca. Este produto tem muitas vantagens. Alem da lã ser fofa, é um produto que tem um valor comercial alto o que faz com possa ser produzida de forma digna para os animais. Os alpacas têm mais de 20 cores pelo que os produtos não têm de ser tingidos ficando um produto final o mais natural possível. A lã é também hipoalergénica sendo muito usada para fazer, por exemplo, roupa de bebé. Os fios são resistentes e os produtos feitos com esta lã podem durar muitos anos.

Depois de Lisa explicar os objectivos do seu protejo em Portugal, é altura de conhecermos de perto alguns dos seus catorze alpacas. Apesar de um bocadinho intimidantes num primeiro contacto, os alpacas da Lisa são simpáticos e afáveis, fruto da forma como os habituou a este contacto com o público. São muito expressivos. Põem-se a jeito para ser escovados no pescoço. E são loucos por cenouras que devoram como se a vida deles dependesse disso. No fim, vão inspeccionar bem o copo vazio e as nossas mãos para ter a certeza de que não lhes estamos a esconder mais nenhum bocadinho de cenoura.

Também têm os seus defeitos. Tal como os lamas (da família dos alpacas mas maiores e mais imponentes), são fãs de resolver as coisas uns com os outros a cuspo. Por isso, se estiverem chateados entre si o melhor é não sermos apanhados no meio da discussão.

De resto, com aqueles olhos expressivos, a franja cortada, os dentes grandes e a lã fofa (mas fofa) são bichos para conquistar qualquer pessoa dada a animais. Por isso, se forem para a zona de Aveiro, não percam a oportunidade de ir conhecer a quinta da Lisa e os seus alpacas.

alpacas-mar-maio-monte-frio.png

___

Para marcar uma visita:
- Ligar para o número de telefone que está na página de facebook