«This is going to hurt»: a série da BBC sobre a saúde mental dos médicos
«This is going to hurt» é a série da BBC inspirada no livro de Adam Kay. Adam escreveu um diário do seu percurso na especialidade de ginecologia e obstetrícia no NHS (o sistema público de saúde do Reino Unido), desde o internato até ter abandonado a medicina para ser guionista. O resultado são histórias divertidas ou comoventes, cheias de humor negro.
O livro foi adaptado para a série da BBC com o mesmo nome por Adam Kay. A série, tal como o livro, está cheia de humor negro, mas não esperem uma versão britânica de «Anatomia de Grey». Em «This is going to hurt», os profissionais de saúde têm poucos recursos para trabalhar (afinal estão no sistema público), vidas pessoais constantemente interrompidas por urgências, cometem erros e entram em burnout.
A série engana. Começa leve e engraçada e, à medida que os episódios progridem e a exaustão dos médicos também, vai-se tornando mais pesada mas também mais real. Os últimos episódios deixam qualquer pessoa destroçada. É bem mais dramática do que o livro.
Ainda assim, e tal como livro, a série é uma ode ao sistema público de saúde e um alerta para as dificuldades que os profissionais que lá trabalham enfrentam e para todas as razões que os fazem, tantas vezes, desistir.