Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Newsletter

The giver of stars de Jojo Moyes: a biblioteca a cavalo do Kentucky

the-giver-of-stars-mar-maio.png

Sobre a história

Desde que soube a história deste livro que decidi que o queria ler. «The giver of stars» foca-se num episódio pequeno mas interessante da história dos Estados Unidos. Passa-se nos anos 30, um período muito pobre da história deste país em que grande parte da população vivia em zonas rurais. Era assim no estado do Kentucky em que os homens trabalham nas minas de carvão e as mulheres ficavam em casa.

Foi neste contexto que Eleanor Roosevelt criou o projeto das bibliotecas a cavalo que atacava em várias frentes. Primeiro, o projeto distribuia livros a populações pobres, de zonas rurais e de difícil acesso que, de outra forma, não teriam acesso a livros. Depois, era uma forma das mulheres trabalharem e receberem um salário.

"It's the women doing the riding. Delivering the books." "Women?" "By themselves?" came a man's voice. "Last time I looked, God gave' em two arms and two legs, just like the men."

the-giver-of-stars-mar-maio.jpg

Foi então a partir deste pequeno capítulo da história que Jojo Moyes construiu este livro. Alice, uma das personagens principais, é uma inglesa que sonhava ir para os Estados Unidos viver o sonho americano. Quando chega, depara-se com uma comunidade pobre, rural e muito conservadora. Depois temos Margery, a mulher da vila que ninguém entende porque vive sozinha e não pretende casar-se. Estas duas mulheres juntam-se a mais três para formar uma destas bibliotecas a cavalo no Kentucky.

 

Sobre a leitura

«The giver of stars» é um livro para todos os que gostam de livros e partilham a visão destas mulheres, a de que os livros podem enriquecer a nossa vida e todos deveríamos ter acesso a eles. Não é por acaso que o título, «The giver of stars» se refere a um poema de Amy Lowell que muitos vêem como uma declaração de amor aos livros.

Nunca tinha lido nenhum livro de Jojo Moyes e fiquei agradavelmente surpreendida. Gostei muito da escrita e das personagens que são cinco mulheres fortes que estão a tentar, simplesmente, fazer chegar os livros a todos e são, a cada passo em frente, barracas pelo conservadorismo, ignorância e racismo da comunidade.

Há mais do que isso nesta história, claro. Há duas histórias de amor pelo meio e um crime. A autora vai contando estas histórias sem se esquecer da perspetiva histórica como pano de fundo e faz isso tremendamente bem.

O buzzfeed publicou um artigo extenso sobre o alegado plágio em que a autora ou editores deste livro teriam usado a história de um outro livro publicado sobre o mesmo tema no mesmo período. Não li o outro livro, por isso, não faz sentido pronunciar-me sobre algo que não conheço mas aparece muito referido nos comentários do goodreads aos dois livros. De qualquer forma, fico feliz por este pequeno projeto da Eleanor Roosevelt ter chegado à literatura. Foi uma ideia maravilhosa.

«The giver of stars» não está traduzido em português mas, tendo em conta que muitos outros livros da autora estão publicados em Portugal, acho provável que venha a estar, até porque os direitos foram comprados para transformar a história num filme.

Actualizado: Foi publicado em Portugal com o título «As mensageiras da esperança».

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.