Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

MAR DE MAIO

The Farewell: a história baseada numa mentira real

28.01.20

The-Farewell.jpg

Quando «Parasite» ganhou o (muito merecido) globo de ouro para melhor filme estrangeiro o director disse, ao receber o prémio, que se conseguíssemos ultrapassar as legendas teríamos acesso a muitos filmes interessantes feitos por esse mundo fora. E é verdade. «Parasite» e as suas nomeações ao óscar estão aí para provar isso mesmo. Mas «The farewell» também.

Este filme segue a história de uma rapariga chinesa a viver nos Estados Unidos. Billie descobre que a avó está a morrer com um cancro no pulmão e que toda a família pretende esconder a verdade da própria avó e reunir-se na China com a desculpa do casamento de um primo como forma de despedida. É um filme sobre luto e sobre famílias, mas também é um filme sobre identidade. Billie, que vive nos Estados Unidos desde pequena, sente-se uma imigrante chinesa na América e uma americana na China.

É um filme triste mas muito bonito, com uma história muito bem conseguida. Tem alguns momentos mais leves e alguns pormenores deliciosos sobre as diferenças culturais entre a China e os Estados Unidos (como quando a família se junta e leva comida, álcool e cigarros para despejar na campa de um familiar como forma de oferta). No fundo, é mais uma boa recomendação para quem quiser alargar um bocadinho os horizontes e ver filmes feitos fora dos Estados Unidos. Trailer aqui.

3 comentários

Comentar post