Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Sempre vivemos no castelo de Shirley Jackson

Inês, 03.07.19

S0203404.jpg

É o primeiro livro que leio de Shirley Jackson e não estava preparada para esta surpresa. É um livro que começa sem se dar por ele, a contar a história da família Blackwood que vive numa casa que é descrita como se fosse quase um palácio, numa vila como tantas outras. Da família restam duas irmãs e um tio. Aprendemos logo nas primeiras páginas que os restantes membros foram envenenados num jantar. Uma das irmãs foi acusada do envenenamento e ilibado. No entanto, ainda hoje os aldeões acreditam que seja culpada. Será?

É este o mote para uma história onde a tensão vai crescendo aos poucos. Na verdade, acho que Shirley faz isto melhor do que qualquer outro escritor que já tenha lido, fazer a tensão crescer até não conseguirmos mesmo deixar de virar as páginas freneticamente para saber o que vai, afinal, ser o final desta história. Não sendo surpreendente, manteve a tensão e a complexidade da história. 

A única crítica que tenho é que acho que no final o livro se prolonga algumas páginas (poucas) mais do que seria necessário, mas de resto, adorei e recomendo.

Já vi a série baseada na "Maldição de Hill house", outro livro da autora e gostei muito mas, já sabendo a história, não pretendo ler o livro. Gostava de ler este livro de contos, principalmente o da lotaria, que foi lançado há pouco tempo em Portugal.

2 comentários

Comentar post