Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler, escrever e viver

Ler, escrever e viver

Se pudessem, queriam saber o vosso futuro?

IMG_1841.jpeg

Estava a falar com uma amiga sobre astrologia e sobre a possibilidade de algumas pessoas conseguirem (ou não…) fazer previsões do futuro. Eu dizia que, se fosse verdade, até gostaria de saber. Quando ela perguntou «mas porquê?», fiquei sem resposta. 

Por exemplo, será que se alguém nos disser que determinada coisa vai acontecer, ficamos, mesmo que de forma subconsciente mais tentados a ir por aquele caminho e a pessoa acaba por "ter acertado”? Será que, se pudéssemos, valeria a pena sabermos o nosso futuro?

Depois li esta passagem no livro «A vida impossível» de Matt Haig* e gostei muito:

É tão estranho não querermos spoilers nas nossas histórias, mas estarmos sempre à procura deles nas nossas vidas. Queremos saber se nos vamos apaixonar, se vamos ser saudáveis, se vamos acabar o curso com louvor e distinção, se vamos ter um bom emprego ou uma reforma confortável. Queremos a solução. Queremos tudo delineado. Queremos saber que tudo acaba bem. Mas qual é a piada disto? (…) Há sempre uma variável desconhecida, e essa variável desconhecida somos frequentemente nós próprios. Aceite o mistério, seria o meu conselho.

Abrace a impossibilidade de tudo.

Desfrute do facto de não saber.


E vocês, se pudessem, quereriam saber o vosso futuro?


*Adoro o Matt Haig, adorei «A biblioteca da meia-noite» e tudo o que ele escreve sobre saúde mental, mas infelizmente não consegui gostar deste último livro dele. É um livro com uma história real que depois acaba em fantasia de uma forma que achei pouco credível. Enfim, não foi para mim e tenho pena.

7 comentários

Comentar post