Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Say Nothing: a série sobre os conflitos na Irlanda do Norte

say-nothing-mar-mario.jpg

É difícil ficar indiferente a esta história baseada num livro e numa história verídica.

«Say nothing» conta a história de vários membros que pertenceram à IRA (Irish Republican Army) durante os conflitos na Irlanda do Norte nos anos 60 e 70. Em 2001, o Boston College lançou o Projecto Belfast, uma história oral deste conflito contada por antigos membros da IRA com a promessa de que a sua história só seria divulgada depois da sua morte.

A história concentra-se em duas irmãs - Dolours e Marian Price - que foram das primeiras mulheres a ter um papel de destaque na IRA. Depois de um protesto pacífico em que sofreram uma emboscada por protestantes e uma delas foi agredida, as irmãs foram radicalizadas e juntaram-se à IRA. Na altura, as mulheres tinham sobretudo um papel de cuidar dos homens como, por exemplo, fornecer primeiros socorros. Estas duas irmãs queriam "fazer o que os homens faziam na IRA".

Começaram por assaltar bancos para gerar dinheiro para a IRA e depois passaram a transportar material explosivo em carros para atravessar a fronteira e matar o maior número de soldados britânicos possível.

Em 1973, as irmãs participam na colocação de bombas em carros em Londres. Pelo menos 200 pessoas ficaram feridas e as irmãs foram presas. Apesar de terem sido sentenciadas a 20 anos de prisão, greves de fome fizeram com que acabassem libertadas mais cedo.

No entanto, a cena mais marcante desta série é logo a primeira cena de todas em que uma mãe de 10 crianças é levada pela IRA para nunca mais ser vista. O corpo de Jean McConville só viria a ser encontrado em 2003 e ela nem sequer era contra a IRA, era simplesmente alguém que queria viver a sua vida de mãe e dona de casa e não se envolver nos conflitos. Não chega a ser conclusivo se as irmãs foram responsáveis pela sua morte, apesar da série sugerir que sim. Esta foi apenas uma das muitas pessoas raptadas, mortas e enterradas em segredo pela IRA durante as décadas de 60 e 70.

A série está disponível na Disney plus.

Trailer aqui.

2 comentários

Comentar post