Querido Edward de Ann Napolitano: o livro e a série baseados numa história real
O livro
Achei logo que «Querido Edward» tinha uma premissa genial. A família de Edward (mãe, pai e irmão) iam mudar-se de Nova Iorque para Los Angeles, quando o avião onde seguiam se despenha. De todos os passageiros, Edward é o único sobrevivente. O livro é baseado na história verídica do voo 771 da Afriqiyah Airways, que se despenhou em 2010 na Líbia. Dos 104 passageiros, o único sobrevivente foi um rapaz holandês com 9 anos que viajava com os pais e o irmão mais velho que morreram na colisão. O rapaz voltou para a Holanda para viver com os tios.
Este livro é anterior a «Hello, beautiful» da mesma autora, mas, tal como nesse livro, Ann Napolitano prova que consegue contar uma boa história.
A partir do acidente, os capítulos vão alternando entre o presente, ou seja, a nova vida de Edward com os tios e a sua amizade com uma vizinha, Shay, e os momentos dos passageiros no avião, onde vamos conhecendo alguns pormenores das suas vidas, o porquê de estarem naquele voo e também o que levou o avião a despenhar-se.
Além do livro abordar tudo o que aconteceu a Edward depois do acidente, o trauma por que passou, o facto de se ter tornado famoso e de receber cartas de familiares das vítimas do acidente (daí o título de Dear Edward por ser a forma como começavam as cartas), o livro é muito mais do que isso.
Aquilo que aconteceu está gravado dentro de ti, Edward - diz o Dr. Mike. - Vive debaixo da tua pele. Não vai desaparecer. Faz parte de ti e fará em todos os momentos até tu morreres. Aquilo em que tens vindo a trabalhar (...) é aprender a viver com isso.
Quando o acidente decorre, Edward tem 12 anos e nós vamos acompanhando o seu amadurecimento prematuro até que, no final do livro, já acabou o secundário.
- Eu não sei o que devo fazer - ouve-se Edward a dizer (...)
- Ah, mas isso é fácil. O mesmo que todos devemos fazer. Avaliar aquilo que somos e aquilo que temos, e tirar o melhor partido disso.
É um livro muito bem escrito, que não consegui parar de ler e que recomendo muito (excepto para ler num avião, se tiverem alguma viagem de avião iminente ou se já tiverem medo de andar de avião).
A série da Apple TV
Além disso, há uma série da Apple TV com 10 episódios baseada no livro de Ann Napolitano, sendo que a autora é uma das produtoras executivas da série.
No que é mais importante, ou seja, no amadurecimento de Edward depois do acidente, nas dificuldades por que vai passando, na importância das cartas e na sua relação com Shay, a série é bastante fiel ao livro. No resto, não. As histórias de alguns passageiros e familiares são diferentes e são muito mais aprofundadas na série do que no livro. Acabam por ter tanto destaque como a história de Edward, enquanto no livro ele é o personagem principal e todos os outros são secundários. Eu gostei bastante da série e acho que vale a pena quer decidam ler o livro ou não.



