Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Quatro filmes para ver: The Fabelmans, Ruído branco, The menu e Matilda

matilda-mar-maio.jpg

Vi muito poucos filmes de que tivesse gostado mesmo em 2022. Só me lembro do Knives Out (o primeiro, porque o segundo achei aborrecido) e do Regresso a Hogwarts. Mas, na primeira semana deste ano, tive sorte e vi alguns filmes de que gostei bastante.

The Fabelmans - a história da infância e adolescência de Steven Spielberg é deliciosa de ver em filme. Gostei principalmente da relação dele com a mãe e das loucuras dela (o momento em que arranja um macaco por puro aborrecimento com a vida de todos os dias é muito bom). Só não gostei tanto do final porque, no fundo, acaba por não haver um final, visto que a história dele continua para lá do filme.

Ruído branco - este filme é uma adaptação de um livro de Don Delillo que já li e que é uma comédia negra algo peculiar. O livro conta a história de uma família que tem de abandonar a sua casa por causa de uma nuvem tóxica. É uma sátira sobre o pânico social causado pelos media e a morte. Acho que a primeira parte do filme é muito boa, mas que o filme se perde um bocadinho na segunda parte. Ainda assim, o filme está muito fiel ao livro e  gostei de ver esta adaptação.

The menu - Que dizer deste filme? Um grupo de ricos embarca numa experiência exclusiva num restaurante de luxo numa ilha privada. Rapidamente percebemos que o filme avança para um thriller psicológico em que o chefe tenta torturar os convidados com cada prato. Há uns tempos, este artigo sobre uma experiência má num restaurante Michelin tornou-se viral e desencadeou uma discussão sobre esta ideia da comida deixar de ser comida e passar a ser um conceito, uma experiência. Este filme é também uma sátira à cozinha de luxo e, no geral, um filme muito estranho mas surpreendente.

Matilda (Netflix) - Não estava à espera de gostar tanto deste filme, até porque não gosto de musicais, mas achei esta adaptação genial. Não conhecia a história de Roald Dahl e, talvez por isso, tenha ficado tão surpreendida. Matilda é uma miúda com uma família peculiar que vai frequentar a escola, pela primeira vez, e decide fazer frente à diretora rígida da escola. A relação mais significativa de Matilda é com a bibliotecária da vila que lhe empresta livros e a quem Matilda conta histórias caricatas, mas assustadoras. Não é um filme para crianças, mas sim uma adaptação para adultos de uma história infantil. Tem algo de comédia negra de que gostei muito. Além disso, é uma homenagem aos livros e às histórias que transitam dos livros para a vida real e vice-versa. Que filme bom!

E vocês, que filmes gostaram de ver nos últimos tempos?

10 comentários

Comentar post