Os melhores livros que li este ano
Este ano li bastante mais do que nos anos anteriores (38). A razão foi ter usado e abusado da biblioteca durante o Verão e não ter insistido em leituras pouco proveitosas. Dos livros que li este ano ficam aqui aqueles de que gostei mais:
Livros que me deixaram a pensar neles muito depois de os ter terminado:
Razões para viver de Matt Haig: Um livro extraordinário e muito honesto sobre a depressão. Recomendo muito. // ★★★★★
Canção doce de Leila Slimani (post no blog): Um thriller sobre uma ama que mata as duas crianças de que tomava conta. Um livro arrebatador e muito bem escrito. // ★★★★☆
The friend de Sigrid Nunez (post no blog): A história de uma escritora que perde o melhor amigo para um suicídio e que fica a tomar conta do seu cão (um dogue alemão). É divertido e tem um final surpreendente. // ★★★★☆
É nacional e é bom:
A vida no campo: os anos da maturidade de Joel Neto (post no blog): As crónicas do escritor Joel Neto sobre a vida nos Açores. // ★★★★☆
O pintor debaixo do lava-loiças de Afonso Cruz (post no blog): A história de um pintor eslovaco que nasceu no final do séc. XIX e acabou escondido debaixo do lava-loiças para fugir do nazismo. Um livro maravilhoso baseado na história real dos avós do autor. // ★★★★★
A ficção no seu melhor:
Pessoas normais de Sally Rooney (post no blog): Uma história moderna sobre a relação de dois amigos e namorados ao longo de vários anos. Um livro maravilhoso e, ainda assim, absolutamente banal. // ★★★★☆
Lá, onde o vento chora de Delia Owens (post no blog): A história de Kya, uma miúda que vive isolada no pantanal e que, em adulta, é acusada de cometer um crime. Um dos meus livros preferidos de sempre. // ★★★★★
Como é que eu nunca tinha lido isto antes?
Anne dos cabelos ruivos (post no blog): Um clássico maravilhoso sobre uma miúda orfã que é adoptada por dos irmãos. A série também vale muito a pena. // ★★★★★
Livros de não ficção:
Estou viva, estou viva, estou viva de Maggie O'Farrell (post no blog): Um livro autobiográfico em que a autora explora uma série de experiências de quase-morte.// ★★★★★
Desaparecer na escuridão de Michelle McNamara (post no blog): A saga da autora em busca do Golden State Killer, responsável por uma onda de assassinatos e violações na Califórnia durante mais de 10 anos.// ★★★★★
O custo de vida de Deborah Levy: Um dos três livros da autobiografia de Deborah Levy. O único defeito é ser tão curto (cento e poucas páginas). // ★★★★★
Para ler de luzes acesas:
My sister, the serial killer de Oyinkan Braithwaite (post no blog): Um livro divertido de uma autora nigeriana sobre duas irmãs, sendo que uma delas tem o hábito de matar os namorados. // ★★★★☆
Sempre vivemos no castelo de Shirley Jackson (post no blog): Um thriller psicológico sobre duas irmãs que vivem sozinhas depois de toda a família ter morrido e que são temidas pelos aldeões. // ★★★★★
E vocês, quais foram os livros que mais gostaram de ler este ano?