Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Newsletter

Os livros que fazem dos portugueses leitores

mar-maio-leitores.jpg

Na sequência deste post sobre como é que começamos a gostar de ler e como é que evoluímos enquanto leitores achei curioso que nos comentários se repetissem muitos livros: as colecções Uma aventura e Os cinco, os livros da Anita, Os filhos da droga, Harry Potter e depois numa fase mais de adolescência colecções como Hunger Games e Twilight e autores que vão desde Jorge Amado, a Isabel Allende, Paulo Coelho, Eça de Queirós, entre muitos outros.

Por isso, fui pesquisar e encontrei este estudo do plano nacional de leitura. É de 2007 e é um questionário sobre os hábitos de leitura dos portugueses. Saber se lêem regularmente, quantos livros compram por ano, se frequentem a biblioteca, essas coisas. Pelo meio, há uma pergunta sobre o livro fundador, ou seja, pergunta-se àqueles que gostavam de ler na infância se há algum livro que associam mais ao início do gosto pela leitura.

mar-maio.png

Alguns dos mais referidos estão na imagem. Sem surpresa, os livros mais referidos são infanto-juvenis sendo que as pessoas até aos 54 anos referem vários livros comuns (Uma aventura, Os cinco, Anita), enquanto as pessoas a partir dos 55 referem livros completamente diferentes como o «Amor de perdição» do Camilo Castelo Branco. A maior parte das pessoas leu  o seu livro fundador com 10 ou mais anos.

Outra coisa interessante é que 89% das pessoas que gostavam de ler em criança (e que são 65% do total) continuam a gostar (sem surpresas) mas, dos que não gostavam de ler em criança, 38% passaram a gostar mais tarde. As principais razões para essa mudança foram quererem manter-se informados, ter vontade de aprender, por prazer/curiosidade ou simplesmente para passar o tempo.

Enfim, seria interessante ter respostas a outras questões, como por que livro é que as pessoas que não gostavam de ler em criança e, mais tarde, passaram a gostar começaram a gostar de ler. E com que idade é que começaram a gostar de ler. Mas, de qualquer forma, é um estudo interessante e que está acessível a todos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.