Os Durrells são só a minha série favorita de sempre
Já não sei onde descobri os Durrells mas sei que bastaram dois ou três episódios para se tornarem na minha série preferida de sempre. Não, não estou a exagerar. Os Durrells conta a história de uma família britânica nos anos 30 que, perante a sua desilusão com a vida em Inglaterra, se muda para a ilha de Corfu, na Grécia. A partir daqui, seguimos as aventuras da mãe (Louisa) e dos seus quatro filhos: o Larry que quer ser escritor, o Leslie que tem azar na vida, a Margo que não é muito inteligente e o Gerry que tem uma obsessão por animais que rapidamente transforma a casa num mini jardim zoológico.
Já estive várias vezes na Grécia e tenho sempre muitas saudades da Grécia (principalmente quando chega o Verão) mas nunca tive tantas saudades como as que sinto a ver esta série porque capta na perfeição o país, as pessoas, a cultura, a língua, o calor sufocante, a comida (maravilhosa), as paisagens.
O mais extraordinário é que a história é verídica e baseada no livro "A trilogia de Corfu" escrita pelo filho mais novo, o Gerry. Quando cresceu tornou-se conservacionista, criou um jardim zoológico (verdadeiro) e um fundo para a conservação da biodiversidade em Inglaterra (Durrell conservation fund) que perdura até hoje. A família viveu cinco anos em Corfu que estão representados nas 5 temporadas da série. Na última, o tom leve de comédia dá lugar a um tom mais pesado à medida que a 2ª Guerra Mundial adensa. A família acabou por ter de fugir para Inglaterra quando a Itália invadiu a Albânia em 1939.
Trailer aqui.