Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Newsletter

Os 8 melhores livros que li este ano

mar-maio-livros.jpg

Li mais em 2021 do que em qualquer outro desde que tenho goodreads. Muito mais importante do que isso, li vários livros que me marcaram e nos quais fiquei a pensar, muito depois de os ter terminado. Li vários livros que tenciono vir a reler (como o «Wintering»). E, por tudo isso, só posso dizer que o saldo de leituras foi mais do que positivo.

P.S. - Só estão seis na foto porque li os outros no kobo.

 

Entre dois reinos de Suleika Jaouad

É um livro de memórias sobre a experiência da autora ao ter sido diagnosticada com leucemia com vinte anos. Suleika criou uma coluna no «The New York Times» onde escrevia sobre o seu diagnóstico e, na segunda parte do livro, viaja pelos Estados Unidos de carro para conhecer pessoas que lhe enviaram respostas à sua coluna. É um dos melhores livros que já li na vida e recomendo a todos.

Subscrevi a newsletter da autora e fiquei muito triste quando, há poucas semanas, Suleika escreveu sobre o facto da sua leucemia ter voltado, dez anos depois do primeiro diagnóstico. Além de estar actualmente a fazer quimioterapia, vai também fazer um segundo transplante de medula.

 

A avó e a neve russa de João Reis

É estranho pôr este livro na lista porque o terminei nos primeiros dias de Janeiro e parece que foi há uma eternidade. Este livro conta a história de Babushka, uma idosa emigrante no Canadá que sobreviveu ao acidente nuclear de Chernobyl. Como resultado, enfrenta uma doença respiratória. O neto de dez anos não desiste de tentar encontrar uma solução.

Um livro muito bonito narrado da perspectiva de uma criança que, ainda por cima, tem esta capa lindíssima da Elsinore.

 

Wintering de Katherine May

Katherine May escreveu este livro de não ficção sobre os nossos "Invernos", ou seja, as fases más da nossa vida. Pelo meio, viaja para alguns países para explorar a forma como as pessoas vivem o Inverno. Este livro foi editado em Portugal com o título de «Reiniciar» e incluído na secção de auto-ajuda, que não é. Lá fora, está editado como livro de memórias.

 

O peso do pássaro morto de Aline Bei

Descobrir esta autora foi uma grande surpresa. Aline Bei tem um estilo entre a prosa e a poesia que, primeiro se estranha e depois se adora. Neste livro, temos a história de vida de uma mulher, desde a infância até aos 50 anos. É uma história pesada mas também um dos melhores livros que já li. Quero muito ler a «Pequena coreografia do adeus» da mesma autora.

 

The best we could do de Thi Bui

É uma novela gráfica em que a autora conta a história da sua família, que emigrou do Vietname para os Estados Unidos. Thi explora os efeitos que a imigração tem numa família e nas relações entre pais e filhos. É uma história sobre a procura da identidade e sobre quem somos quando nos dividimos entre dois países.

 

Marilyn: uma biografia de María Hesse

Já tinha lido a biografia ilustrada de Frida Kahlo da mesma autora e tinha gostado muito. Gostei mais da de Marilyn, provavelmente porque conheço menos da sua história, em comparação com Frida Kahlo. É um livro muito bonito que traz um retrato cuidado, honesto e poético sobre a vida difícil de Marilyn Monroe.

 

Escrever de Stephen King

O melhor livro de Stephen King que li até ao momento. King escreve sobre a sua relação com a escrita, os primeiros textos que escreveu e como conseguiu ser publicado, sobre a sua relação com a mulher (que também escreve) e sobre o acidente grave que sofreu. Dá também muitos conselhos sobre escrita para quem deseja publicar livros.

 

Olive Kitteridge de Elizabeth Strout

É um livro de contos passados numa pequena vila no Maine. A personagem principal (Olive) está presente em todos os contos, tendo muito protagonismo nuns e quase nenhum noutros. É um daqueles casos em que não consigo escolher entre o livro e a série, porque a mini-série da HBO está magnífica. 

 

E vocês, quais os livros que mais gostaram de ler este ano?

15 comentários

Comentar post