O trabalho incrível da ânimas com cães de assistência
Já conhecia há algum tempo o trabalho da ânimas, que é a associação para a qual faço sempre a consignação do IRS.
Recentemente, tive a oportunidade de conhecer alguns dos seus cães de assistência, saber mais sobre o trabalho que fazem e conhecer a história de uma das muitas famílias que ajudam.
Primeiro, os cachorros, que costumam ser Golden Retriever, labradores ou cruzados das duas raças, passam o primeiro ano com uma família de acolhimento que lhes dá mundo.
Depois, os cães são treinados durante cerca de dois anos para as tarefas que terão de realizar e, finalmente, são cedidos de forma gratuita a pessoas com diversidade funcional como, por exemplo, crianças neurodivergentes (com perturbações do espectro do autismo), doenças neuromusculares, surdez, entre outras.
O objetivo não é apenas aumentar a qualidade de vida destas pessoas mas, se vocês têm um cão provavelmente sabem que é um incentivo à socialização porque, quando saímos à rua com ele há sempre alguém que vem falar conosco ou que pergunta se pode fazer uma festa (e atenção, nunca deem festas a um cão, seja ou não de assistência, sem perguntar ao dono!).
Podem conhecer mais sobre o trabalho incrível da ânimas aqui.