Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

O que ando a ler este Verão

leituras-verão.JPG

Os últimos três livros que li este Verão e o que estou a ler neste momento.

 

O marciano de Andy Weir

Eu já escrevi aqui sobre o dia em que conheci alguém que se tinha candidatado à missão da Mars One para ir a Marte. É verdade, o mundo está cheio de pessoas interessantes. E acho que foi, em parte, por ter conhecido essa pessoa, que decidi ler este livro.

 

O protagonista, Mark, embarca numa missão a Marte. Depois de uma tempestade de areia, a tripulação é obrigada a ir embora e Mark fica sozinho. A partir daí, Mark passa a ter um único objetivo: não morrer em Marte.

 

Apesar de não gostar muito de livros ou filmes de ficção sobre o espaço, gostei deste livro. Há personagens secundárias, mas nem era preciso. Mark tem um sentido de humor original que podia facilmente preencher todas as páginas.

 

 

A noite de Ellie Wiesel

Ellie era adolescente quando foi com a família para um gueto judeu e depois para Auschwitz. Este livro é um relato cru e duro de toda essa experiência.

 

Uma das coisas que mais me impressionou, talvez por não estar à espera, foram as constantes referências, no início do livro e muito antes de Ellie se ver num campo de concentração, a coisas deste género:

Hitler não será capaz de nos fazer mal, mesmo que queira… Iria ele aniquilar todo um povo? Exterminar uma população dispersa por tantos países? Tantos milhões de pessoas! Com que meios? E em pleno séc. XX!

Olhando para trás, é difícil acreditar mas a família de Ellie teve muitas oportunidades para fugir e para se esconder. Não o fizeram porque não acreditavam que fosse possível os nazis fazerem-lhes mal. De facto, não devia ter sido possível.

 

 

Mundo do fim do mundo de Luís Sepúlveda

Um livro que comprei numa feira de Verão a dois euros porque li na contracapa as palavras Patagónia e baleias e… já disse que estava a 2 euros?

 

Não tinha grandes expectativas. É um livro pequeno sobre um rapaz que experimenta ser caçador de baleias na adolescência e regressa ao Chile, duas décadas depois, para investigar um incidente com um baleeiro japonês. Talvez nos pareça um tema muito distante, mas a verdade é que ainda hoje é uma prática comum em países do norte da Europa, infelizmente.

 

Gostei e recomendo. Se já viram o programa “Whale wars” que mostra o trabalho da Sea Shepherd vão gostar deste livro.

 

 

Pela estrada fora de Jack Kerouac

Um livro que quero ler há muito tempo. Relata a viagem de Sal e Dean em direção a sul, pelos Estados Unidos e pelo México nos anos 50. É o que estou a ler neste momento e, apesar de ainda estar no início, estou a gostar muito.

 

Se quiserem deixar sugestões de livros, agradeço :)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.