Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler, escrever e viver

Ler, escrever e viver

O cemitério e o feminicídio na Turquia

cemiterio-netflix-mar-maio.jpg

Em 2021, a Turquia abandonou a convenção de Istambul sobre prevenção e combate à violência contra as mulheres. Os dados de feminicídio (crimes contra mulheres) não são nada simpáticos num país onde as mulheres ainda se querem submissas, onde as penas para estes crimes são pouco severas e onde o machismo prolifera.

IMG_3764.jpeg

Mortes por feminicídio na Turquia


O cemitério (ou Graveyard em inglês) está na Netflix e é uma série incrível que explora muito bem este tema.

Aqui, temos uma unidade de crimes especiais que se concentra exclusivamente em crimes de homicídio de mulheres e que está confinado a uma garagem numa unidade policial (daí o título - o cemitério).

Há duas temporadas. A primeira tem apenas quatro episódios, mas são longos, entre uma a duas horas cada episódio. Apesar da extensão, os episódios veem-se muito bem. Na segunda temporada, são oito episódios porque cada caso foi dividido em dois episódios.

Esta série tem muitos elementos de que gostei, por um lado, permite um vislumbre da cultura turca e da forma como a sociedade vê as mulheres e os crimes contra as mesmas, depois temos um grupo de pessoas muito improvável que se junta com um objetivo comum numa brigada liderada por uma mulher (como não podia deixar de ser).

É das melhores séries policiais que vi nos últimos tempos e recomendo muito. Não esperava o final trágico, mas espero que seja renovada para uma terceira temporada.

3 comentários

Comentar post