Notion: a app que organiza a vida toda
Desde que li este post no blog da Inês que queria fazer uma publicação sobre a organização que dei ao Notion. Esta plataforma (há site e app para o telemóvel) permite organizar todas as vertentes da vossa vida. Não uso como agenda (prefiro papel e caneta mesmo) e nunca a usei para estudar (mas é excelente, podem criar páginas para cada disciplina e matéria e escrever apontamentos, adicionar links, imagens,..). Enfim, podem personalizar o Notion para se adaptar à vossa vida.
A página inicial (Home) está dividida em coisas que uso no dia-a-dia e em viagens onde guardo tudo o que esteja relacionado com viagens que quero fazer (links de sítios a visitar, de alojamentos, entre outros).
Dentro do daily uso o separador consultas para registar todas as consultas médicas que fiz e a data em que tenho de marcar as consultas seguintes.
Neste separador registo os filmes e séries que quero ver, em que plataforma estão disponíveis e dou uma classificação quando já os vi. Uso isto para saber se quero ver novas temporadas que possam vir a sair.
Aqui registo os livros que quero ler, se tenho de os comprar em versão física ou se estão disponíveis para o kobo e marco quando já os li.
Uso este separador como uma espécie de diário onde escrevo quando me apetece.
No separador do blog, anoto as ideias que tenho para textos, registo a data em que pretendo publicá-los e depois registo que já escrevi o texto e, mais tarde, que já foi publicado.
Por fim, tenho uma página diferente que uso para as despesas. O Notion tem uma infinidade de templates que vocês podem usar e um deles é o budget. Podem listar todas as vossas despesas ao longo do mês e a categoria das mesmas. Depois vão preenchendo o valor que gastam com cada despesa em amount. O template dá-vos automaticamente a soma das despesas e a diferença entre esse valor e o vosso salário. As categorias existem porque podem aplicar filtros e ver, por exemplo, a soma das despesas que tiveram com o carro. A coluna da média é preenchida com o valor que gastei nos meses anteriores para ter uma ideia se estou a gastar mais ou menos do que nos meses anteriores.
E vocês, já experimentaram usar o Notion?