Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler, escrever e viver

Ler, escrever e viver

Mulher, vida, liberdade de Marjane Satrapi: as mulheres do Irão

mar-maio-mulher-vida-liberdade.png

A 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini foi espancada pela polícia dos costumes no Irão por não estar a usar correctamente o véu. Infelizmente, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer. A sua morte desencadeou uma onda de protestos por todo o país, transformando-se num movimento feminista sem precedentes.

Neste livro, Marjane Satrapi (autora de «Persépolis») reuniu especialistas e artistas de banda desenhada para dar a conhecer este movimento revolucionário.

D2F1F2F0-208B-4934-9E55-1D6BB5A4648D(1).png

Cada artista desenhou um capítulo deste livro que cobre os protestos, os que foram mortos na sequência dos mesmos, a tortura nas prisões, o envenenamento de raparigas com gases tóxicos em escolas para forçar as escolas a fechar, a propaganda dos media iranianos que abafam os protestos na tentativa de convencer as pessoas de que está tudo bem, a infiltração nos protestos para instilar a paranoia e fazer os protestantes desconfiarem uns dos outros.

É um livro duro mas, ainda assim, esperançoso de que esta nova vaga de protestos que junta mulheres e homens seja suficientemente forte para provocar uma verdadeira revolução no Irão, rumo à liberdade.

2 comentários

Comentar post