Misery de Stephen King
Tenho tentado ler um livro do Stephen King por ano. O ano passado li o 22/11/63 e gostei, mas achei demasiado longo.
Este ano, decidi ler o «Misery», um dos livros mais conhecidos do autor.
Aqui temos um escritor famoso, Paul Sheldon, que sofre um acidente de carro e acorda na casa de uma ex-enfermeira, Annie Wilkes.
Acontece que Annie é fã número um dos romances do escritor que têm Misery como personagem principal. Só que, enquanto Paul está em casa de Annie, ela lê o final do último livro que ele escreveu, em que a personagem Misery morre.
Assim, Annie, com a sua obsessão por Misery, decide que Paul tem de escrever um novo livro para ressuscitar a sua personagem preferida.
É um livro cheio de jogos psicológicos entre o refém (Paul) e a sua captora (Annie), uma psicopata que vive sozinha e que há muito tempo deixou de distinguir a realidade da ficção.
Estas partes vão sendo intercaladas por excertos do livro que Paul está a escrever para Annie.
Ao contrário de outros livros do autor, em que King demora bastante tempo a descrever cenários e personagens até chegar à acção principal da história, isso não acontece neste livro. Gostei do desenvolvimento da história e percebo por que é que é um dos favoritos do autor, mas tenho ali o «À espera de um milagre» que suspeito que vai ser o meu preferido do King (ainda não vi o filme).
E vocês, que livros do autor já leram e recomendam?



