Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leituras sobre a Palestina: Uma mulher não é um homem de Etaf Rum

mar-maio-uma-mulher-nao-e-um-homem.png

Mais uma leitura sobre a Palestina, se bem que este livro é bem diferente dos que li anteriormente. Aqui temos duas mulheres, Isra e Deya, que são mãe e filha e que, em épocas diferentes e em países diferentes (uma nos anos 90 na Palestina e outra em 2008 nos Estados Unidos) tentam lidar com a realidade dos casamentos arranjados.

- É assim que queres passar o resto da tua vida? Sem aquecimento no inverno, a dormir em colchões da grossura de folhas de papel e quase sem comida suficiente?

(...)

- Sabes quantas raparigas matariam para estar no teu lugar, para deixar a Palestina e se mudar para os Estados Unidos?

É um livro muito descritivo, nalgumas partes achei que era demasiado descritivo, mas gostei muito desta história familiar, do foco na violência doméstica e na crise de identidade de Deya que, sendo filha de palestinianos e tendo nascido nos Estados Unidos sente que não se encaixa em lado nenhum.

Além disso, tanto Isra como Deya encontram nos livros um escape para as dificuldades da vida quotidiana.

Deya caminha entre as estantes da biblioteca. (...) Pensa nas histórias amontoadas nas prateleiras, apoiadas umas nas outras como corpos pesados, sustentando os mundos dentro delas. Deve haver milhares, milhões até. Talvez a história dela esteja algures aqui. Talvez finalmente a encontre. (...) Mas um pensamento toma conta dela, como se caísse dentro de água. Agora, posso contar a minha própria história, pensa.

Também gostei muito das referências ao título, que é a resposta dada a Isra sempre que quer fazer algo diferente do que é esperado das mulheres da sua cultura como ir para a universidade "Não podes, uma mulher não é um homem". Recomendo muito.

Pretendo continuar a ler e a informar-me sobre este conflito. O próximo livro na lista é o «Oriente próximo» de Alexandra Lucas Coelho, mas aceito outras sugestões.

9 comentários

Comentar post