Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

I'll be gone in the dark: a série da HBO

ill-be-gone-in-the-dark-hbo-mar-maio.jpeg

Já escrevi aqui sobre «Desaparecer na escuridão», o livro de Michelle McNamara sobre o Golden State Killer, um violador e assassino em série na Califórnia dos anos 70 e 80. Michelle era autora de um blog sobre crimes não resolvidos e tornou-se obcecada em apanhar o Golden State Killer. Infelizmente, morreu em 2016, ainda antes de terminar o livro que foi concluído pelo marido (o comediante Patton Oswalt) e amigos com quem investigava o caso.

Em 2018, graças à tecnologia que permite obter um perfil de DNA e publicá-lo em sites como o 23 and me para encontrar familiares, Joseph Deangelo foi preso e identificado como o Golden State Killer.

Tudo isto já estava no livro. Esta série de 6 episódios de uma hora revive todos os crimes, a investigação de Michelle e tudo o que levou à prisão de Joseph. No entanto, a série vai muito além do livro, principalmente nos últimos episódios. Por um lado, explora um bocadinho mais a vida pessoal de Michelle e o que levou a que se interessasse por este caso, assim como o que levou à sua morte abrupta em 2016. Por outro lado, a série preocupa-se em mostrar que este caso afetou pessoas reais. Há entrevistas com as vítimas que sobreviveram e as famílias das que não sobreviveram. E há, no último episódio, entrevistas com familiares de Joseph na tentativa de perceber o que motivou tantos crimes, durante tantos anos.

É uma série excelente que recomendo, sobretudo, a quem leu o livro e gostou muito.