Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Newsletter

Famílias diversas

adopção-tardia-mar-maio.png

Já tinha escrito no blog sobre um livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, mas não podia deixar de recomendar este livro sobre adopção. São livros pequenos, baratos (cerca de 3.50 euros), mas isso não quer dizer que não mereçam ser lidos (e recomendados).

Não sei se é comum, mas tive três professoras ao longo da vida que adoptaram crianças. Uma na primária, outra no ensino básico e outra na universidade. «Adopção tardia» de Maria Sequeira Mendes é um livro sobre a realidade da adopção em Portugal, um país onde existem sete vezes mais candidatos à adopção do que crianças para adoptar e onde a maioria destas crianças tem, pelo menos, sete anos.

O melhor do livro é que a autora entrevistou pais adoptivos e crianças que foram adoptadas e vale muito a pena ler as suas histórias.

Dentro do mesmo tema, quero também recomendar este episódio do podcast Gravity. Este podcast é de Lucy Kalanithi, a viúva de Paul Kalanithi, um neurocirurgião que morreu com um tumor pulmonar e que escreveu um livro maravilhoso intitulado «Antes de eu partir».

Neste episódio, Lucy entrevista Andrew Solomon. Andrew tem um livro muito conhecido sobre a depressão e outro menos conhecido («Longe da árvore») onde entrevistou centenas de famílias pouco convencionais. Desde casais sem filhos, casais homossexuais que adoptaram ou que recorreram a inseminação artificial, pais solteiros, entre muitos outros. Andrew defende que a diversidade de famílias é vital para a sociedade e lembrei-me muito deste episódio enquanto lia o livro sobre a adopção.

2 comentários

Comentar post