Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Convento dos Capuchos

14.09.15 | Inês

DSCF4784sss

Às vezes, sabe bem pegar no carro e ir descobrir um sítio novo. Sintra faz parte da minha geografia há muito tempo. Já visitei quase todos os parques e palácios mas, felizmente, ainda tenho alguns sítios por conhecer. Desde há uns tempos, que a vontade de ir ao Convento dos Capuchos era muita.

 

DSCF4766sss

Percebi imediatamente que tinha sido uma boa decisão. O convento está o mais disfarçado na natureza possível. Parece que faz parte da paisagem, que sempre esteve ali, no meio daquelas árvores e daquelas rochas.

DSCF4754sss

É muito modesto, como um convento de monges franciscanos teria de ser. Feito de pedra e cortiça, com divisões muito pequenas. É difícil imaginar alguém a viver ali, é frio e escuro, as portas são muito pequenas e as divisões que serviam de celas para dormir são mínimas e desconfortáveis.

Mas a vista das janelas lembra-nos, a cada passo, que o objectivo é a admiração e a veneração da natureza (e da religião) e isso é mais do que cumprido.

DSCF4771sss

A descer a serra, ainda dei boleia a um francês muito simpático que estava a adorar as férias em Lisboa e que tinha ficado muito impressionado com o Palácio da Pena.

DSCF4760sssSintra não deixa de me surpreender. E o Convento dos Capuchos não foi, felizmente, excepção. É um sítio muito bonito que vale muito a pena conhecer.

3 comentários

Comentar post