Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Conduz o teu arado sobre os ossos dos mortos de Olga Tokarczuk

mar-maio-conduz-arado-ossos-mortos-olga.png

Por norma, não ligo às menções de jornais conhecidos que vêm nas capas ou contracapas dos livros. Mas, como acho difícil escrever sobre este livro, começo por dizer que o The Guardian o descreveu muito bem como uma "surpreendente junção de um thriller, comédia e tratado político".

Este livro que tem um título demasiado longo e pouco apelativo, explicado mais para o final, conta a história de Janina. Uma professora algo peculiar que vive numa aldeia remota da Polónia, junto à fronteira com a República Checa. A aldeia onde vive tem um clube de caça local e, quando alguns caçadores começam a aparecer mortos, Janina lança-se na investigação do caso.

Não consigo dizer muito mais porque, por um lado não quero estragar a ninguém a experiência de leitura e, por outro, este é um livro difícil de definir. Não se assemelha a nada que eu já tenha lido, é desconcertante nalguns momentos, cómico noutros e fez-me ficar em suspense da primeira à última página. Tornou-se num dos meus livros preferidos deste ano (e da vida).

A cavalo de ferro lançou recentemente o primeiro romance da autora «Outrora e outros tempos» que, segundo percebi, é a história da Polónia do séc. XX contada a partir de uma aldeia mítica e já está na minha lista de livros para ler.

10 comentários

Comentar post