Como foi fazer Lasik
Quando era miúda, a minha mãe fez cirurgia laser aos olhos. Lembro-me de chegar a casa ao fim do dia e a minha mãe, que tinha sido operada no mesmo dia, já estava relativamente bem.
Desde há alguns anos que tinha a ideia de fazer lasik, a cirurgia a laser para resolver a miopia, mas foi ficando de lado. Basicamente, por causa do dinheiro, sejamos sinceros.
Não me chateava muito usar óculos no dia a dia, mas assustava-me usar óculos em viagem, por exemplo, na Costa Rica perdi, por uns momentos, os óculos de sol graduados na água da praia (graças a deus outra pessoa conseguiu apanhá-los), mas teria sido um pesadelo passar o resto da viagem sem óculos de sol (é que eu não vejo mesmo nada sem óculos…).
Entretanto, este ano, já depois dos 30, decidi que estava na altura de pensar seriamente no assunto, porque, quanto mais cedo fizesse a cirurgia, maior o número de anos de benefício. E cumpro os requisitos: ter 20 anos, não ter outros problemas de saúde que impeçam a cirurgia, ter a graduação estabilizada e ter uma espessura de córnea suficiente que permita fazer o laser (o lasik implica um corte da córnea, por isso, esta tem de ter uma certa espessura para permitir a cirurgia). Assim que fiz os exames e se comprovou que estava tudo bem, marquei logo a cirurgia. Uma semana um olho e, na semana seguinte, o outro, para ter a segurança extra de que corria tudo bem.
A primeira cirurgia
Eu adorava dizer-vos que não dói absolutamente nada, mas, antes do laser em si, é usado um sistema de sucção para a fixacção do olho e aquilo faz muita pressão no osso da bochecha (o zigomático, mesmo abaixo do olho) e, a sério, acho que até vi estrelas, porque aquilo dói muito (ou, vá, a mim doeu-me muito aquela pressão, conheci outras pessoas a quem não doeu nada, enfim, depende de pessoa para pessoa). O bom é que dura menos de um minuto e depois o resto da cirurgia foi super tranquilo. No final da cirurgia, é aplicada uma lente terapêutica que têm de usar durante alguns dias.
Depois da cirurgia, ardeu-me o olho durante algumas horas, mas segui as instruções do médico - ir dormir - dormi 13 horas e quando acordei sentia-me muito melhor e via muito bem do olho operado sem óculos, o que é assim um pequeno milagre da medicina.
Tive de tomar gotas (anti-inflamatório e antibiótico) e usar óculos de sol por uma semana. Além disso, tive de usar lágrimas artificiais porque o lasik seca bastante os olhos (durante, pelo menos, um mês).
A semana entre a primeira cirurgia e a segunda foi muito estranha, porque basicamente tinha um olho a recuperar da cirurgia e que já via bem e, outro que ainda não via bem e estava a usar óculos de sol não graduados. Enfim, é esquisito, é cansativo trabalhar no computador, ver séries, etc. Felizmente, é só uma semana.
A segunda cirurgia
Ia com zero vontade de voltar a experimentar o mecanismo de sucção mas com muita vontade de despachar o segundo olho para me livrar dos óculos (se bem que ainda tive de usar óculos de sol durante uma semana).
A recuperação foi um bocadinho diferente. Depois de dormir umas 12 horas, acordei com uma mancha vermelha no olho que era uma pequena hemorragia causada pela ventosa (eu bem disse que eu e a ventosa não nos dávamos bem), mas não era preocupante e passou por si.
Vale a pena fazer lasik?
Perguntem-me daqui a dez anos, pode ser?
Para já, digo-vos que para quem usa óculos desde os 12 anos é incrível não usar e conseguir ver tudo! E sim, às vezes, ainda acordo de manhã e ando à procura dos óculos para depois perceber que não preciso de os usar.
Uma das questões que abordei com o meu médico foi se o lasik durava para a vida. Ora bem, o objetivo do lasik é eliminar o nível de graduação que nós temos mas, se ao longo da vida, adquirirmos mais graduação… ficamos com ela. Além disso, pessoas diferentes respondem sempre de forma diferente à cirurgia e podem ficar com alguma graduação residual. No meu caso, fiquei com a visão a 100%.
À medida que envelhecemos, também começamos a precisar de usar óculos para ler ao perto, por isso, nunca nos livramos para sempre de usar óculos.
P.S. - O médico que me operou é excelente, faz cirurgia no privado em Lisboa e, se alguém tiver interesse, mandem mail que eu envio o contacto.
P.S. - Alguém conhece alguma associação que aceite óculos em bom estado graduados (são versão juvenil).