Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

MAR DE MAIO

Balada da praia dos cães de José Cardoso Pires

07.10.16

Balada da praia dos cães.JPG

Já escrevi aqui sobre um livro do José Cardoso Pires – «De profundis, valsa lenta» - por sinal, um dos meus livros preferidos. Por isso, não é de estranhar que a «Balada da praia dos cães» esteja há anos na minha lista de livros para ler. Já mal me lembrava que o livro existia quando o vi, entre tantos outros de autores portugueses, a 2 euros numa feira na Ericeira. Estava em bom estado e a edição era de 1984 (!).

Não sabia nada sobre a história. Poucas páginas depois de começar o livro estava confusa. Fui pesquisar. Ora, o livro começa com a descoberta de um cadáver numa praia no início dos anos 60. Mais tarde, descobrimos que se trata do major Luís Dantas, um militar preso por tentativa de golpe militar contra o regime de Salazar que escapara da prisão. O livro é baseado em acontecimentos verídicos e acho que saber isso ajuda a compreender melhor a história, que segue a investigação deste assassinato.

Terminei o livro em poucos dias. Gostei muito. As personagens estão muito bem construídas e o texto vai intercalando entre as memórias de Mena – amante do major – a investigação da polícia judiciária e o processo em si. Livros bons são aqueles que nos transportam para a história que nos contam e este faz isso muito bem. A realidade mistura-se com a ficção, a liberdade que temos hoje com a censura dos anos 60 e a casa da Vereda ganha contornos reais, assim como as personagens que nela se movimentam.

Certo é que ler o livro certo na altura certa faz toda a diferença. E este foi um desses acasos em que o livro certo apareceu no tempo certo.

1 comentário

Comentar post