Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Apenas miúdos de Patti Smith

Inês, 28.05.19

apenas-miudos.JPG

«Apenas miúdos» é o livro de memórias de Patti Smith que se foca na sua relação com o fotógrafo Robert Mapplethorpe e no seu crescimento enquanto artistas na Nova Iorque do final dos anos 60 e início dos anos 70.

 

Conhecia minimamente o trabalho de Patti Smith, mas o mesmo não posso dizer de Robert, de quem nunca tinha ouvido falar. Se fizerem uma pesquisa nas imagens do google conseguem perceber bem o talento que tinha enquanto fotógrafo. O livro é, em parte, uma homenagem a Robert, mas principalmente à amizade que mantiveram durante décadas.

"Ninguém vê como nós, Patti", dizia-me ele. Sempre que me dizia coisas dessas, durante um mágico espaço de tempo, era como se nós os dois fossemos as únicas pessoas que havia no mundo.

Confesso que sendo de uma geração muito diferente da de Patti Smith algumas referências dos anos 60 e 70 me disseram pouco ou nada e tenho a certeza de que teria aproveitado melhor o livro se fosse de outra forma.

 

Ainda assim, a escrita de Patti Smith é deliciosa e fiquei curiosa para ler os outros dois livros que estão traduzidos em português:
- «M train» que fala sobre a sua relação com o marido
- «Devoção» que fala sobre o seu processo de escrita

 

Já leram algum livro de Patti Smith? Gostaram?