A ilha Terceira em 18 fotografias

Acho que esta experiência foi melhor resumida pelo taxista que nos levou ao hotel e que disse que, nas suas férias, ia ao continente pelo movimento. Bom, nas férias, nós que somos do continente vimos aqui para descansar ou pelo “slow living” das ilhas.
Aqui ficam alguns dos sítios que gostei mais de visitar na ilha Terceira:
Angra do Heróismo:

As portas da cidade


Catedral da Sé



O Monte Brasil tem a Fortaleza e o Castelo de São João Batista, bem como as ruínas do Forte de São Benedito e do Forte de São Sebastião. Além disso, é um local com miradouros incríveis para a cidade de Angra do Heroísmo. Também tem uma população de veados e uma colónia de gatos (que têm casinhas e são muito bem tratados aqui).


A zona balnear da Silveira é uma piscina oceânica incrível que tem uma vista linda para uma zona costeira onde há aves a nidificar. Tenham alguma atenção porque os acessos podem ser escorregadios.
O resto da ilha

Praia da Vitória que é a segunda maior cidade da ilha Terceira a seguir a Angra do Heroísmo. Foi aqui que nasceu o escritor Vitorino Nemésio.


O lago das patas fica no centro da ilha e no meio de uma vegetação densa de cryptomeria japonica.





A piscina natural dos biscoitos é um paraíso. Fica mesmo no norte da ilha (são 20 euros de táxi desde Angra do Heroísmo) e, mesmo em dias com muitas ondas, fica muito bem protegida pelas rochas. Na verdade, são duas piscinas, uma menos funda e outra mais funda. A água é tão transparente que não precisam de equipamento de snorkel, conseguem ver as rochas e os peixinhos. Olhem, é lindo de morrer.

Vacas. Há vacas em todo o lado na ilha Terceira (há mais vacas do que habitantes) e as zonas onde elas se encontram são zonas onde a construção é proibida.
A produção de leite na ilha Terceira é bastante diferente do que é feito noutros lugares, incluindo o continente. Aqui temos pessoas que têm 30 ou 40 vacas que estão ao ar livre o ano inteiro e vão alternando entre pastagens para terem sempre comida. No Inverno, são alimentadas com silagem de milho.
À medida que elas vão alternando entre pastagens, há uma máquina de ordenha portátil que é usada para as ordenhar no campo duas vezes por dia. É daqui que saem, por exemplo, o queijo Vaquinha e a manteiga Milhafre.
Estas vacas (em cima) são da raça de leite (Holstein-Frisia). Também há muitas vacas de carne na ilha, que são as castanhas e pretas de raças como a Angus, por exemplo.
É uma ilha muito diferente de São Miguel. Como é porosa, a água é absorvida e não forma lagoas, mas tem o seu encanto. E vocês, já tiveram a oportunidade de visitar a ilha Terceira?


