Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

A avó e a neve russa de João Reis

avó-e-a-neve-russa-mar-maio.png

Já tinha lido coisas maravilhosas sobre este livro. Leio muito menos livros de autores portugueses do que gostaria mas ainda bem que peguei neste.

Tem uma capa lindíssima e, felizmente, a história faz-lhe jus. «A avó e a neve russa» é contada do ponto de vista de um rapaz que vive com a família em Montreal, no Canadá. A avó nasceu na Rússia e sobreviveu ao acidente nuclear de Chernobyl e, depois disso, a família emigrou para o Canadá. A avó vive com uma tosse persistente e sem fim. Na tentativa de ajudar a avó, o neto vai pedindo ajuda aos vizinhos na tentativa de encontrar um final feliz para a avó.

Deve ser mais um dos casos de lógica de adultos: tanto dizem que a vida está sempre a mudar, como dizem que já não se pode mudar tudo.

O desenrolar da história não é surpreendente, nem o seu final, mas o livro está maravilhosamente bem escrito. Faz-nos sorrir, em muitos momentos, pelos pensamentos desta criança que tenta ajudar a avó. Deixa-nos comovidos noutros momentos.

Não sei o que esperava quando peguei neste livro, mas saí muitíssimo surpreendida pela excelente ficção que se escreve em Portugal. E fiquei curiosa para ler os outros livros do João Reis.

4 comentários

Comentar post