Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

08
Set15

Hábitos de leitura

marilyn-monroe.jpg

Ler só o que me interessa

Não concordo com aquele elitismo literário de se ler clássicos ou Dostoiévski porque fica bem dizer que se leu. Enfim, acho que devemos ler aquilo que nos interessa, sem grandes sentimentos de culpa.

 

Deixar livros a meio

Já decidi há algum tempo que para gostar mesmo de ler tenho de conseguir deixar de lado um livro que não me está a cativar. Nem sempre é fácil porque, às vezes, queremos mesmo acabar de ler determinado livro, mas não vale a pena insistir demasiado. Já deixei alguns livros a meio. Assim de repente, lembro-me de “Os Maias” e de um livro da Jane Austen, cujo nome me escapa.

 

Ler o livro certo na altura certa

Faz toda a diferença. Há alguns anos atrás, começei a ler "O vento dos outros" de Raquel Ochoa e não gostei. Deixei-o a meio. O ano passado voltei a pegar-lhe, li-o num instante e gostei muito. Dar segundas oportunidades aos livros que deixámos por ler pode resultar muito bem.

 

Tirar notas

Não consigo fazer anotações nos livros que não são de estudo, mas gosto de colocar post-its em frases ou cenas de que gostei para, no fim, poder reler e partilhar algumas aqui no blog ou para as escrever num caderno. Acho que isso torna a leitura mais interessante.

 

Experimentar coisas novas

Sair da zona de conforto também se pode aplicar aos livros. Lembro-me que a certa altura a minha mãe começou a ler alguns livros da Rosa Lobato de Faria e sugeriu que eu também os lesse. Achei que não tinham nada a ver comigo mas li "A trança de Inês" e adorei. É um dos meus livros de autores portugueses preferidos. São três histórias de amor, a de Pedro e Inês contadas no passado, no presente e no futuro. Se não leram, é um livro que vale muito a pena.

Mais sobre mim

foto do autor

Seguir

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D