Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MAR DE MAIO

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Diários de viagem


Inês

25.10.17

O livro que estou a ler neste momento é o «Diário de Oaxaca» de Oliver Sacks, o diário do neurologista durante uma expedição botânica nesta cidade do México. Não partilho a paixão do autor pelas plantas mas gosto sempre de ler diários de viagem. Este livro é isso mesmo, um diário sem grandes pretensões e com alguns desenhos pelo meio.

 

Há algo de muito especial em viajar e registar todos os pormenores, as conversas, as diferenças culturais e os momentos marcantes. Por isso, aqui ficam sugestões de quatro livros e quatro blogs que são bons diários de viagem.

rathish-gandhi-211551.jpg

LIVROS

  • «Sete anos no Tibete» de Heinrich Harrer: um dos meus livros preferidos e muito mais do que um livro de viagens. O autor foi capturado pelos ingleses durante uma expedição aos Himalaias na 2ª Guerra Mundial. Ficou num campo de prisioneiros da Índia, fugiu e viajou a pé até ao Tibete, onde viveu durante sete anos. Pelo meio, conhece e acompanha o jovem Dalai Lama. Li este livro durante a adolescência e foi, sem dúvida alguma, um dos livros que me fez começar a gostar muito de ler. É uma história real extraordinária e recomendo a leitura a todos os curiosos com a cultura do Tibete. Já agora recomendo também esta entrevista (para rir) do John Oliver ao Dalai Lama (a partir do minuto 10:30).
  • «A geografia da felicidade» de Eric Wagner: o autor viaja pelos países mais felizes (como a Islândia e o Butão) e infelizes do mundo para perceber, afinal, o que é a felicidade? Aqui fica uma das minhas passagens preferidas:

(...) as pessoas no Butão parecem, de facto, ser felizes. (...)

- Não, acho é que estas pessoas não conhecem uma vida melhor - defende Terri. - Se as levássemos para os Estados Unidos, elas veriam o que estão a perder.
Digo-lhe que, de todos os butaneses que estudam no estrangeiro, 90 por cento regressam ao Butão. Terri está silenciosa, visivelmente baralhada. Por fim, diz:
- Ora! A que propósito fariam uma coisa dessas?

 

BLOGS

  • Legal nomads (com narrativas longas sobre experiências de viagem)
  • The everywhereist (ultimamente também com posts interessantes sobre política e sobre Trump mas é essencialmente um blog de viagens)
  • Viver a viajar (um dos meus blogs de viagem preferidos em português)
  • Viajário ilustrado (gosto especialmente dos relatos sobre a viagem a São Tomé e Príncipe e deste post sobre tartarugas marinhas)

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D