Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Aumento da janela de visualização

É difícil explicar o que se ganha em fazer voluntariado ou um intercâmbio erasmus. Não se ganha nada que seja quantificável. Estive na Sicília uma semana, num intercâmbio erasmus. Quando me perguntam como foi, ao invés de explicar (o que não sei explicar) fico-me por: "foi bom", "foi giro" ou "gostei".

 

Na Sicília, conheci um rapaz da minha idade que anda numa cadeira de rodas. Vive num apartamento no 4º andar de um prédio com um único elevador, onde a cadeira de rodas não cabe na porta. Todos os dias, sempre que precisa de entrar ou sair de casa, é preciso que alguém o ajude a levantar-se e a apoiar-se enquanto alguém desmonta a cadeira e a volta a montar dentro do elevador e o mesmo quando o elevador chega ao 4º andar. Não sei quantificar, nem explicar, o que é ver este processo demorado e custoso todos os dias, o quanto nos faz ter a percepção de uma realidade diferente, e bem mais difícil.

Mas, cheguei a uma explicação desta forma de aprendizagem não quantificável, à qual chamei: O efeito - aumento da janela de visualização.

Sem Título.jpg

 Este efeito pode ser resultado de:

  • Contacto com uma cultura diferente (com mais frequência significativamente diferente);
  • Contacto com uma realidade diferente (que, com mais frequência, nos deixa inicialmente desconfortáveis);
  • Contacto com uma história de vida diferente;
  • Contacto com uma perspectiva diferente (com mais frequência, oposta à nossa).

É claro que não é preciso fazermos voluntariado (fora ou dentro do país) ou um intercâmbio para passarmos por este efeito mas, quando o fazemos, abrimos mais portas para isso acontecer.

 

Outra designação boa para isto é o "see the bigger picture":

DSCF5056.jpg

 Vista do telhado da catedral de Palermo, Sicília.

14 comentários

Comentar post