Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros, viagens e tudo o que nos acrescenta

Casa de Anne Frank

amsterdam.JPG

Faz hoje 70 anos que Anne Frank morreu e eu ia escrever um texto sobre a minha visita à casa onde Anne e a família se esconderam, em Amesterdão. Foi há quase um ano. Segundo descobri, lembro-me de muito pouco.

Havia demasiadas pessoas a ocupar o pouco espaço disponível, uma estante com livros a servir de passagem secreta para o anexo, umas escadas de madeira íngremes, divisões pequenas, desprovidas de mobília e muito escuras. Não absorvi nada. Não podia ser, pensei. Não sei o que foi a guerra. Não sei o que foi o Holocausto. Já ouvi falar sobre isso, já li sobre isso, e não consigo sequer imaginar.

Apetecia-me voltar para trás e regressar noutro dia, noutro ano. Mas segui em frente e fiz o mesmo que toda a gente, vi tudo com atenção, li os papéis e as legendas das entrevistas que passavam nos televisores.

Um clarão de luz vindo do sótão fez-me respirar de alívio. O único sítio da casa onde se podia ver se era dia ou noite, ver o sol, a lua, as estrelas, a única ligação directa ao mundo lá fora era feita por uma janela no teto do sótão.

Cheguei à última sala e, num ecrã gigante, a frase "All her would-haves are our opportunities" prendeu-me os olhos e começou a ecoar na minha cabeça (ainda por estes dias me lembro, tantas vezes, desta frase de Emma Thompson):

"All her would-haves are our opportunities"

"All her would-haves are our opportunities"

"All her would-haves are our opportunities", uma e outra vez.

1 comentário

Comentar post